Enraizar.SE
SINTRA, MARÇO 2025
O projeto Enraizar.SE está a ser desenvolvido pelo Instituto São João de Deus, em particular, pela Casa de Saúde do Telhal e consiste num programa terapêutico e sócio-ocupacional para pessoas com doença mental e dificuldades intelectuais e desenvolvimentais. Este projeto utiliza, em parceria com a Upfarming, um sistema de cultivo vertical como horta terapêutica.
O principal objetivo do programa é promover a aquisição ou a melhoria de competências físicas, cognitivas, psicoemocionais, relacionais e ocupacionais nos seus beneficiários.
Pretende-se que, através da interação com a horta vertical e do trabalho em equipa, os utentes possam melhorar a sua autonomia, qualidade de vida, bem-estar e se sintam mais integrados socialmente.
Problemática
As pessoas com doença mental e com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais enfrentam frequentemente limitações significativas ao nível da autonomia, integração social, bem-estar emocional e acesso a atividades ocupacionais significativas.
A escassez de respostas terapêuticas e sócio-ocupacionais inovadoras, inclusivas e adaptadas às suas necessidades específicas contribui para o isolamento, a diminuição da qualidade de vida e a dificuldade no desenvolvimento de competências essenciais para a vida diária.


Metodologia
A metodologia do projeto Enraizar.SE baseia-se numa intervenção terapêutica e sócio-ocupacional centrada na pessoa, utilizando a horta vertical como principal ferramenta de trabalho. Através de sessões regulares, os utentes participam ativamente nas diferentes fases do cultivo, em atividades adaptadas às suas capacidades e necessidades.
O trabalho em grupo e a criação de rotinas estruturadas promovem o desenvolvimento de competências físicas, cognitivas, emocionais, relacionais e ocupacionais, contribuindo para o aumento da autonomia, do bem-estar e da integração social dos participantes.
Actividades

Sementeira
A atividade de sementeira permite aos utentes iniciar o ciclo de cultivo, promovendo a motricidade fina, a atenção e a concentração. Ao colocar as sementes e acompanhar o seu desenvolvimento, estimula-se o sentido de responsabilidade, a paciência e a ligação à natureza.

Plantação
Na plantação, os utentes transplantam as plantas da sementeira para as torres de agricultura vertical, trabalhando a coordenação motora e a perceção espacial. Esta atividade incentiva o trabalho em equipa, a autonomia e o reforço da autoestima através da realização de uma tarefa concreta.

Colheita
A colheita representa a fase final do processo e proporciona uma experiência de sucesso e concretização. Permite reforçar a noção de ciclo, valorizar o esforço desenvolvido ao longo do tempo e promover o bem-estar emocional, a partilha e o sentido de utilidade.
Impacto Medido
em Números
Neste projecto
804
Nº de beneficiários
alcançados
236 kg
Kg de alimentos
distribuídos
0
Cabazes doados ao
banco alimentar
Especialistas
Horta Horizontal
Agrofloresta & Compostagem
Alimentação Saudável

André Maciel
Fundador das Hortas LX, especialista em permacultura urbana

Rodrigo Borralho
Especialista em agrofloresta

Joaquim Espada
Fundador da BioVilla, especialista em agricultura sintrópica

Marta Caras Lindas
Natural Chef
Os nossos parceiros

